quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Como funciona o luminol?


Luminol é uma substância química que apresenta quimiluminescência azul, quando misturado com um agente oxidante adequado. É usado por investigadores forenses para detectar vestígios de sangue deixados em cenas de crime
Para exibir sua luminescência, o luminol deve primeiro ser ativado com um oxidante. Normalmente, uma solução de peróxido de hidrogênio (H2O2) e íons OH- é usada como o ativador. Na presença de um catalisador, como um composto de ferro, o peróxido de hidrogênio é decomposto para formar água e oxigênio.
Na detecção forense de sangue, o catalisador é o ferro presente na hemoglobina. O produto final da reação é um composto que emite um brilho forte, podendo assim ser detectado.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bastões luminosos


A reação química em um bastão de luz, em geral, envolve várias etapas diferentes. Um bastão de luz comercial é feito de uma solução de peróxido de hidrogênio e de uma solução contendo éster de fenil oxalato e um corante fluorescente.

Quando o tubo plástico é dobrado, os reagentes entram em contato e a reação se inicia, dando origem ao fluoróforo excitado, que é uma substância fluorescente.
O bastão de luz é um alojamento para duas soluções químicas que emitem luz quando combinadas. Antes de você ativar o bastão de luz, as duas soluções são mantidas em câmaras separadas. A solução de éster de fenil oxalato e o corante preenchem quase todo o bastão de plástico. A solução de peróxido de hidrogênio, chamada de ativador, fica contida em um frasco de vidro frágil no meio do bastão.

Quando você flexiona o bastão de plástico, o frasco de vidro rompe e as duas soluções se misturam. As substâncias químicas reagem imediatamente e os átomos começam a emitir luz. Um determinado corante usado na solução química dá à luz sua cor característica.
Dependendo de quais compostos forem usados, a reação química pode continuar por alguns minutos ou por muitas horas. Se as soluções forem aquecidas, a energia extra irá acelerar a reação e o bastão ficará mais brilhante, mas por um curto período de tempo. Se o bastão de luz for esfriado, a reação irá diminuir e a luz ficará mais fraca. Se você quiser preservar seu bastão de luz para o dia seguinte, coloque-o no congelador. Isso não interromperá o processo, mas estenderá a reação consideravelmente.

Fontes:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/bastoes-luminosos3.htm
http://www.moderna.com.br/didaticos/em/quimica/cotidiano/boletins/036.pdf

Fabricação das garrafas PET - 2

Esse vídeo do Discovery Channel mostra o processo industrial de fabricação das garrafas e potes feitos de PET. É bem legal!

Fabricação das garrafas PET - 1

Essa animação mostra a fabricação das garrafas PET a partir da pré-forma.